O tempo quente do verão convida a banhos, mas se a praia não é a tua onda podes sempre optar por uma piscina. E não, não tens de ter uma piscina em casa porque existem várias piscinas naturais de água salgada espalhadas por Portugal.
Estamos a falar de piscinas naturais que te vão deixar de queixo caído e te vão fazer sentir num verdadeiro paraíso. Além disso, ficam mesmo junto ao mar, onde podes desfrutar do melhor dos dois mundos.
Por isso mesmo, reunimos várias piscinas naturais em Portugal, com ilhas incluídas, para que este verão possas trocar a praia pela piscina, sem arrependimentos. Vamos mergulhar juntos?
Poço Verde, Serra d’Arga
Localizado na Serra d’Arga, no Minho, o Poço Verde é um tesouro natural escondido com águas cristalinas verde-esmeralda. Situado próximo da aldeia de Montaria, em Viana do Castelo, e formado pelo rio Âncora, esta piscina natural está rodeada por uma vegetação densa e várias rochas que parecem pintadas a pincel.
As águas cristalinas vão fazer-te sentir num verdadeiro paraíso devido à sua transparência impressionante que permite que vejas sempre o fundo mesmo nas zonas mais profundas. A vegetação envolvente cria vários locais de sombra, para que te possas refugiar do calor nos dias mais quentes de verão e desfrutar de um piquenique.
O ambiente de serenidade e beleza natural faz deste um destino ideal para caminhadas através dos vários trilhos assinalados com diferentes dificuldades segundo o nível de experiência dos caminhantes. Ao visitar o Poço Verde no verão deves ir preparado com calçado confortável, água, lanches e protetor solar. Além disso deves ter especial cuidado com as rochas nos saltos para a água.
Cascata do Tahiti, Gerês
Também conhecida como Cascata Fecha de Barjas, a Cascata do Tahiti está localizada no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta cascata deslumbrante cria várias piscinas naturais ao longo do rio Arado, onde poderás relaxar e dar umas braçadas nas águas refrescantes.
Rodeada por vegetação exuberante e paisagens montanhosas, a Cascata do Tahiti é um destino imperdível para os amantes de natureza, aventura e fotografia. Os trilhos que levam até a cascata contemplam os visitantes com vistas panorâmicas espetaculares que vale a pena registar com a máquina fotográfica.
Aproveita para desfrutar do tempo que faz no Gerês nos meses de verão e aproveita o calor envolto nos sons da natureza para te desligares do stress do dia a dia.
Penedo Furado, Vila de Rei
Penedo Furado, localizado em Vila de Rei, no centro de Portugal, é um dos locais mais encantadores e pitorescos do país. Este paraíso natural é conhecido pelas suas piscinas naturais, trilhos pitorescas e uma cascata impressionante, oferecendo uma experiência única aos seus visitantes.
Para além das piscinas naturais de água cristalina e de uma cascata de cortar a respiração, o nome de “Penedo Furado” também tem um motivo associado à paisagem natural. As formações rochosas únicas esculpidas pela erosão do tempo, criam arcos e cavidades que conferem um toque místico ao local.
Ainda poderás contar com várias caminhadas e trilhos que te permitem observar a natureza no seu esplendor, poderás aproveitar a visita para dar um mergulho na praia fluvial que, para além de ter várias instalações de apoio ainda conta com mesas de piquenique e churrasqueiras para um dia em cheio com a família.
Poço da Broca, Serra da Estrela
Localizado na encantadora aldeia de Barriosa, na Serra da Estrela, o Poço da Broca é um verdadeiro oásis de tranquilidade. Esta piscina natural é formada pelas águas cristalinas do rio Alvoco, que desce das montanhas criando pequenas cascatas.
Rodeada por vegetação exuberante e rochas graníticas, é um local perfeito para mergulhos refrescantes e piqueniques a ouvir o som da água a correr. Além disso se és um aventureiro nato, podes aproveitar para explorar a beleza da Serra da Estrela através dos vários trilhos disponíveis que te levam a paisagens de cortar a respiração.
Para quem precisa de respirar e de algum tempo em sossego, o rio Alvoco é conhecido por ser um bom local para pescar especialmente trutas. Não te esqueças de não deixar lixo espalhado pelos locais onde passares, dando continuidade à preservação da natureza local. Se planeias passar um dia inteiro no Poço da Broca é melhor levares mantimentos, água e outras coisas que possam fazer falta, especialmente se fazes uma viagem com crianças.
Lagoa do Fogo, São Miguel, Açores
Se preferes viajar de avião, também no Arquipélago dos Açores, mais precisamente na Ilha de São Miguel, poderás encontrar a Lagoa do Fogo, uma das mais impressionantes piscinas naturais de Portugal, inserida numa cratera vulcânica.
Vais sentir-te a chegar a uma espécie de mundo encantado seja pelos tons e transparência da água, ou pela paisagem em redor. A caminhada até à lagoa será, só por si, uma verdadeira aventura, mas ao longo de todo o caminho mergulharás numa experiência imersiva onde consegues ouvir a natureza na sua plenitude.
Aproveita o momento para apreciar a tranquilidade do local que se torna um habitat ideal para várias espécies de aves e plantas endémicas dos Açores. Este lugar é também um paraíso para fotógrafos que poderão captar inúmeros ângulos e paisagens dignas de postal.